Cascais: 934 083 283
Lisboa:  934 083 277

Perguntas mais frequentes

O que é Quiroprática?
Quiroprática é uma forma natural de cuidados de saúde, que está focada em localizar e corrigir problemas na coluna e nos nervos, que estão a interferir com a comunicação no corpo. O nosso corpo tem uma capacidade inata de se tratar a si próprio, partindo do princípio que não há interferências nos nervos. A Quiroprática é a ciência, a arte e a filosofia, de localizar interferências na coluna, alinhamentos deficientes, e corrigi-los. Permitindo assim que o corpo atinja 100% da capacidade de se curar naturalmente.
Os Quiropráticos têm o mesmo grau de ensino do que Médicos?
Para se ter um curso de Quiroprático o candidato tem de concluir, um Bacharelato, seguido de uma Licenciatura de quatro anos e meio.
O que é uma subluxação?
Uma subluxação é o alinhamento deficiente das vértebras que abrigam e protegem a medula. Qualquer alinhamento deficiente põe pressão desnecessária no sistema nervoso e danifica os nervos que abastecem as diferentes partes do corpo. As subluxações vertebrais, que não são detectadas ou que são deixadas sem ajustamento por alguns anos, podem levar a sintomas de dor, doença e a uma má qualidade de vida.
  Como é que eu fico com subluxações?
  Uma pessoa pode ficar com subluxações por vários motivos. Coisas simples como; posição de dormir, sentar ou estar de pé, incorrectamente, podem contribuir para se ter uma subluxação. Muitas vezes, a primeira subluxação que as pessoas têm é ao nascer, quando o Médico usa uma força de 30 a 50 quilos, para ajudar o parto. Depois durante a infância, coisas como cair de bicicleta, escorregar, jogar à bola e outras actividades que envolvam quedas em choque, tudo resulta em subluxações em criança. E porque as subluxações, geralmente, não causam dor, as pessoas não sabem que as têm e por isso não as tratam, até que se instala uma grande lesão e aí então começa geralmente a dor.
Quando é que sei que tenho uma subluxação?
Não é fácil de saber quando é que se tem uma subluxação, embora a dor seja uma pista. Posturas incorrectas, incluindo um ombro mais alto do que o outro, bacia não nivelada ou cabeça para a frente a passar os ombros, podem também ser indicadores de subluxações. Frequentemente, o nervo que está negativamente afectado por causa de um alinhamento deficiente da coluna, não conduz a sinais de dor. Isto quer dizer que podemos sofrer de subluxações durante anos, sem termos sinais de dor. Contudo, deixando subluxações existirem no nosso corpo, pode ter um impacto negativo na função dos orgãos do corpo, que conduzirá à deterioração da nossa saúde. O Quiroprático pode detectar uma subluxação com a alta qualificação e treino das suas mãos e corrigi-la eficazmente.
Que pesquisas têm sido feitas sobre Quiroprática?
Literalmente milhares de estudos de saúde, incluindo pesquisas pelo Governo dos Estados Unidos, têm mostrado que a Quiroprática é benéfica para o nosso corpo, maximiza a saúde, aumentando o sistema imunitário, aliviando os sintomas das doenças e indisposições, restaurando o normal funcionamento da coluna.
  O que é um ajustamento?
  Um ajustamento é o termo usado para explicar o tratamento do Quiroprático. O objectivo de um ajustamento é de tirar a pressão da medula e dos nervos, por um movimento específico e suave das vértebras (ossos da coluna).
Um ajustamento dói?
O ajustamento é um procedimento sem dor. Se a pessoa está já com dor, qualquer movimento de certeza que será desconfortável, mas o ajustamento é efectuado para reduzir e eliminar a dor.
  O que é que se sente num ajustamento?
  Os pacientes dizem que ao serem ajustados se sentem muito bem. Contudo, em alguns casos, o paciente pode ter desconforto nos primeiros ajustamentos.
O que é esse som de “estalar”?
O som de “estalar” é ar, gás e líquido que está a sair da junta/articulação. É a mesma coisa que acontece quando se “estalam” as articulações dos dedos. Os ossos dos pacientes NÃO estalam.
Devo fazer ajustamentos quando estou doente?
Um ajustamento ajudará o seu corpo a recuperar o controle e equilíbrio, para combater melhor a doença.
Posso fazer um ajustamento a mim próprio?
Até os Quiropráticos precisam de ser ajustados por um colega Quiroprático. As piores colunas são as das pessoas que manipulam as próprias colunas. Essas manipulações podem até ser perigosas. Um ajustamento move específicas subluxações em específicas direcções.
Quanto tempo dura cada tratamento?
Depois das primeiras 2 visitas, cada tratamento dura, geralmente, de 5 a 15 minutos, dependendo do que tem de ser feito em cada tratamento.
A Quiroprática é segura para todas as crianças e idosos?
A Quiroprática é boa para todos os pacientes, porque é centrada no tratamento da coluna. Técnicas diferentes são usadas para crianças e idosos, porque a coluna destes pacientes é de natureza delicada. As crianças precisam de tratamento Quiroprático para não desenvolverem os problemas que se vêm em grande parte dos adultos, como compressão dos nervos e arterite. É especialmente importante que as crianças sejam observadas por um Médico depois de terem sofrido uma queda. Cuidados Quiropráticos podem ajudar os idosos a não desenvolverem complicações ainda mais severas das que já tenham, devido ao longo tempo das más condições da coluna e sistema nervoso. Já foram tratados bebés de alguns dias e pacientes de 92 anos.
Pode o Quiroprático ajudar com as dores de “bicos de papagaio” ?
Temos de ver a outra causa da dor. A muitos pacientes disseram-lhes que têm “bicos de papagaio”, nas costas ou no pescoço, com a insinuação que são os “bicos de papagaio” a causa da dor nas costas. Contudo, embora os “bicos de papagaio” sejam uma indicação de que há uma degeneração da coluna, esses “esporões”, não são, geralmente, a verdadeira causa da dor. O termo “bicos de papagaio”, é realmente um termo um pouco errado, como o termo “esporões”, implica que estão a “apertar” algumas partes da coluna vertebral e causam a dor. Contudo isso não é verdade. Os bicos de papagaio são de facto estruturas lisas que se formam durante um prolongado período de tempo. O termo médico para os bicos de papagaio é Osteofítios, e são um alargamento da estrutura óssea. Basicamente Osteofíteos é o indicador radiográfico da degeneração da coluna e é largamente encontrado no processo de envelhecimento. Por volta dos 60 anos, os bicos de papagaio são geralmente comuns.
Uma pessoa que tenha sido operada à coluna, pode consultar um Quiroprático?
Sim. É um facto que, infelizmente, metade dos que foram operados à coluna, descobrem que retornam aos sintomas iniciais, em meses ou anos mais tarde. Deparam-se com o facto de terem de fazer uma cirurgia adicional. Esta ocorrência é também conhecida por, “Sindroma da falha de cirurgia à coluna”. A Quiroprática talvez possa prevenir repetidas operações à coluna. De facto, se o tratamento Quiroprático fosse utilizado, a cirurgia podia muitas vezes ser evitada em primeiro lugar.
O Quiroprático trata problemas sem ser das costas?
Quiropráticos providenciam tratamento eficaz para todo o tipo de tecidos moles (músculos, ligamentos e tendões) e não só de dores de costas e pescoço. Isso inclui as condições das articulações das extremidades, como os tornozelos, joelhos e ombros. Talvez não esteja informado do sucesso do tratamento Quiroprático num grande número de tecidos moles como dores menstruais, úlceras, enxaquecas, dores de cabeça e infecções de ouvidos nas crianças. Embora não digamos que curamos essas doenças, acreditamos que muitos desses problemas podem ser imitados, agravados, e às vezes causados por interferências no sistema nervoso, como resultado de irregularidades na coluna. Ao corrigir essas irregularidades, como uma subluxação vertebral, os Quiropráticos têm ajudado milhares de pessoas a ultrapassar essas condições e a recuperar o controle das suas vidas. Um grande número de estudos têm vindo a confirmar o sucesso deste tratamento. Num destes estudos, o tratamento de manipulação da coluna foi comparado com tratamentos tradicionais, para o tratamento de úlceras no duodeno. O estudo de Pikalov, MD e de Kharin, MD, concluíram que os pacientes que receberam manipulação vertebral levaram uma média de 16 dias a serem curados, contra 26 dias que demoraram os pacientes que levaram tratamento tradicional, JMPT 1994;17(15):310-313
Posso consultar um Quiroprático se estiver grávida?
Qualquer altura é boa para fazer funcionar melhor o sistema nervoso. As grávidas descobrem, que os ajustamentos de Quiroprática melhoram o periodo de gravidez e tornam o parto mais fácil, para elas e para o bebé. O método dos ajustamentos são sempre adaptados à altura, peso, idade e condição física do paciente.
Este tratamento curará a dor de costas/pescoço ou dores de cabeça?
Enquanto se corrigem subluxações, geralmente há alívio da dor, o objectivo do Quiroprático é, não só tirar a dor das costas e pescoço, mas também deixar o corpo funcionar no seu melhor, sem a interferência das subluxações. Corrigir subluxações abre um novo mundo de cuidados de bem-estar e saúde, porque o corpo consegue funcionar como foi destinado inicialmente. Sem nenhum nervo bloqueado pelas subluxações, o nosso corpo pode aumentar o sistema imunitário e muito mais eficazmente lutar contra doenças e indisposições. O alívio de dores de costas, pescoço e cabeça, que são os sintomas mais comuns, que trazem pessoas às consultas de Quiroprática, talvez desapareram com os ajustamentos, mas não há garantias. Contudo, viver com subluxações é comparado a andar de bicicleta com uma mão, só se está com metade do rendimento que se estaria com duas mãos. Permitir que subluxações existam no nosso corpo, quer dizer que temos uma redução na função do sistema nervoso e um baixo nível de bem-estar e saúde.
Quando devo esperar sentir-me melhor?
Diferentes pacientes têm diferente tempo de cura. Alguns têm alívio em 1 ou 2 semanas, outros notam mudança antes do fim do primeiro mês. A cura depende da quantidade de tempo que o paciente esteve com a subluxação e a gravidade da lesão.
Devo ir ao Quiroprático quando me sinto bem?
Mesmo que se sinta bem, cuidados Quiropráticos podem ajudar o corpo a manter os níveis necessários de saúde e capacidade. O seu Quiroprático pode recomendar-lhe um programa de prevenção de cuidados da coluna, assim como aconselhar sobre a postura correcta, dieta e exercícios para a coluna. Regulares visitas ao Quiroprático podem ajudar a detectar e prevenir stress na coluna devido a subluxações.
É verdade que Quiropráticos não prescrevem medicamentos nem fazem operações?
Sim. O Quiroprático não inclui medicamentos nem cirurgias no seu programa de tratamentos. Quiropráticos acreditam que o organismo tem capacidade inata de restaurar a saúde, em certos limites, e baseiam os cuidados Quiropráticos nesse princípio. Ocasionalmente, o uso de medicamentos pode interferir com o mecanismo que o organismo tem de se tratar a si próprio, produzem efeitos secundários, criam dependências e levam a complicações causadas pelo uso de medicamentos. A primeira resposta a muitas doenças e lesões deve ser cuidados conservadores. Os princípios Quiropráticos fazem com que isso seja possível da maneira mais segura e apelativa da arte de tratar.