Cascais: 934 083 283
Lisboa:  934 083 277

 

O que é a Quiroprática?  

A Quiroprática (Chiropractic) não é um complemento nem uma alternativa à medicina, é uma ciência, arte, e filosofia de saúde distinta
e separada.
A Quiroprática é a maior arte curativa natural do mundo. É baseada na premissa de que o corpo é um organismo que se cura e regenera por si próprio, e que o sistema nervoso é o principal sistema de controlo do corpo.

Pequenos desvios das vértebras, conhecidos como sub-luxações vertebrais, podem causar um perigoso stress no sistema nervoso central que actua como a principal linha consciente de informação para todo o corpo. Estes desvios ou sub-luxações são a causa de muitos dos indesejáveis problemas de saúde que as pessoas sofrem no dia-a-dia.

Nas responsabilidades do Doutor de Quiroprática estão incluídas a promoção de bem-estar, a melhoria da condição física e o diagnóstico e gestão das necessidades dos cuidados de saúde do paciente. O Doutor de Quiroprática não faz uso de medicamentos ou cirurgias, mas quando há necessidade, refere uma consulta ou indica outros profissionais de saúde.
 
Embora muitas vezes a primeira visita do paciente seja motivada pelo tratamento de dores nas costas, dores no pescoço ou dores nos ombros, a principal função do Doutor de Quiroprática não é o tratamento da doença ou lesão mas sim a melhoria da saúde através da normalização e equilíbrio do fluxo de energia do sistema nervoso.

Muitas pessoas beneficiam da capacidade do Doutor de Quiroprática de fazer uma redução do stress físico e emocional no dia-a-dia. Frequentemente as crises da vida ficam gravadas na coluna ou no sistema nervoso, muito depois destas terem sido resolvidas.
 
Por exemplo, os atletas têm uma consulta para melhorar as suas performances. O sistema esquelético-muscular é uma complexa cadeia que nos percorre da cabeça aos pés.
Qualquer desequilíbrio em algum sítio desta cadeia pode afectar a possibilidade do atleta de chegar ao topo da sua performance.
Muitos jogadores profissionais de golfe ou ténis, e até vencedores do Tour de France são acompanhados por um Doutor de Quiroprática para manterem a sua coluna alinhada e em equilíbrio durante as competições.

 

     

 

 

 

  Sabia que... 

Embora muitos receiem um ajustamento quiroprático, em torno do qual existem diversos mitos, 
a verdade é que, por causa da sua altíssima  
taxa de segurança, os seguros de responsabilidade civil profissional na quiroprática rondam o preço 
de um seguro automóvel, 
enquanto os seguros ligados à dita medicina clássica atingem as centenas de milhares de euros.

Além disso, embora muitas pessoas a ponham em dúvida, são simplesmente os resultados baseados 
nas melhoras das pessoas que têm 
feito aumentar enormemente o número de famílias que anualmente procuram um ajustamento.

Eis os mais recentes factos independentes estabelecidos por médicos de medicina clássica em revistas científicas sobre Quiroprática.


Spine Medical Journal 
October 1, 2007, 32(21) 2375-2378

Após realizarem mais de 50,000 manipulações [ajustamentos] cervicais num conjunto de mais de 19,700 pacientes, uma equipa de investigadores concluiu que é nulo o risco de sofrer um efeito adverso grave por “estalar o pescoço”.

Este estudo sobre segurança foca uma técnica de manipulação, definida como a aplicação na coluna cervical de um movimento de alta velocidade / baixa amplitude ou de um movimento mecanicamente assistido. Os pacientes foram seguidos, não tendo sido registados quaisquer sintomas nocivos imediatamente e até sete dias após o tratamento. Não houve relatos de efeitos adversos graves [Compare-se esta conclusão à de um artigo recente no NY Times e na USA Today sobre a probabilidade de consequências adversas graves nos hospitais ser de 1 para 1].


Chiropractic Cuts Blood Pressure, WebMD Medical News 
March 16, 2007

Segundo um estudo de controlo feito com placebo, o ajustamento quiroprático pode baixar a pressão arterial consideravelmente. “Este procedimento tem o mesmo efeito não de um, mas de dois medicamentos dados em conjunto para controlar a pressão arterial”, diz o coordenador do estudo, George Bakris (director do centro de hipertensão da Universidade de Chicago), à WebMD. 
"E parece que não provoca qualquer efeito adverso. Não observámos efeitos secundários nem problemas.”

Recentemente, a revista médica Journal of Manipulative and Physiologic Therapeutics (JMPT) publicou um estudo que analisou dados comparativos de saúde entre aqueles que tinham como principal figura médica o quiroprático orientado para o bem-estar e aqueles que recorriam ao médico convencional. Os resultados mostram que os pacientes de quiroprática / bem-estar tinham 
60.2% menos admissões hospitalares, 59% menos dias de hospitalização, 62% menos cirurgias em ambulatório, e 85% menos custos farmacêuticos [espantoso!].

A investigação médica, assim como os factos sobre erros na medicina, e o testemunho de milhões de famílias, revelam a verdade sobre os cuidados quiropráticos. Quem é que conhece que não conheça a verdade? Por favor partilhe a verdade com alguém que ama.

Temos inúmeros dados investigativos que corroboram a Quiroprática. 
Quanto mais procuramos a verdade, mais verdadeira ela se torna.
 

 

 

 

Powered by WebExpress